Doe

    Prefeitura de Lages, SC


     

    Ver para crer

    “O agnóstico é alguém que acha impossível conhecer a verdade sobre assuntos como Deus e a vida futura com a qual a religião cristã e outras religiões se preocupam. Ou, se não for impossível para sempre, de qualquer modo é impossível atualmente.” — FILÓSOFO BERTRAND RUSSELL, 1953.

    O homem que criou o termo “agnóstico” era um zoólogo chamado Thomas Huxley. Nascido em 1825, ele viveu na mesma época que Charles Darwin e defendia o ensino da evolução. Em 1863, Huxley escreveu que não via nenhuma evidência de que existe um Deus que “nos ama e se preocupa conosco, como afirma o cristianismo”.
    Muitas pessoas hoje concordam com a maneira de pensar desses homens influentes, dizendo que só acreditam no que vêem. Talvez digam que acreditar na existência de alguém ou de algo para o qual não existe nenhuma evidência é pura ingenuidade.
    Será que a Bíblia exige que acreditemos cegamente em Deus? Muito pelo contrário. Ela diz que é ingenuidade — até mesmo tolice — acreditar em afirmações que não são apoiadas por evidências. A Bíblia diz: “Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.” — Provérbios 14:15.
    Mas o que dizer de acreditar em Deus? Há realmente alguma prova de que ele existe e, ainda mais, que nos ama e se preocupa conosco?

    As qualidades de Deus são reveladas

    O escritor bíblico Paulo, falando a um grupo de intelectuais atenienses, afirmou que Deus “fez o mundo e todas as coisas nele”. Disse a seus ouvintes céticos que Deus está interessado na humanidade e que, de fato, ‘ele não está longe de cada um de nós’. — Atos 17:24-27.
    Por que Paulo estava convencido de que Deus existe e que se interessa por Sua criação humana? Ele revelou um dos motivos quando escreveu a seus companheiros cristãos em Roma. Disse sobre Deus: “Suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas.” — Romanos 1:20.
    Nas próximas páginas consideraremos três qualidades de Deus que podem ser vistas claramente nas coisas que ele criou. Ao examinar os três exemplos, pergunte-se: ‘Como me sinto depois de aprender sobre essas qualidades de Deus?’

    A sabedoria de Deus evidente na natureza

    “É ele quem nos ensina mais do que aos animais da terra, e nos faz mais sábios do que mesmo as criaturas voadoras dos céus.” — JÓ 35:11.

    As aves têm habilidades incríveis. Elas fazem manobras aéreas que enchem de inveja os projetistas de aeronaves. Algumas espécies navegam milhares de quilômetros por mar aberto e chegam ao seu destino sem errar o caminho.
    Outro talento notável das aves — que revela ainda mais a sabedoria de seu Criador — é a sua capacidade de se comunicar por meio de chamados e cantos. Veja alguns exemplos.

    Comunicação entre as aves

    Algumas espécies de ave começam a se comunicar antes mesmo de nascer. Por exemplo, a codorniz bota até oito ovos, um por dia. Se todos os ovos se desenvolvessem no mesmo ritmo, eles eclodiriam durante um período de oito dias. A mãe teria então a difícil tarefa de cuidar dos filhotes ativos, de até uma semana de vida, e ao mesmo tempo chocar o ovo não eclodido. Mas, em vez disso, os oito filhotes saem dos ovos num período de seis horas. Como isso é possível? Um fator importante, dizem os pesquisadores, é que os embriões da codorniz se comunicam um com o outro de dentro dos ovos e, de alguma forma, “combinam” nascer quase que ao mesmo tempo.
    Quando as aves ficam adultas, em geral é o macho de cada espécie que canta. Ele faz isso especialmente na época do acasalamento para marcar seu território ou atrair a fêmea. Cada um dos milhares de espécies de ave tem seu próprio idioma, por assim dizer, e isso ajuda as fêmeas a identificar os machos de sua própria espécie.
    As aves cantam principalmente de manhã cedo e no final da tarde, e por um bom motivo. Há menos vento e menos barulho nessas horas. Os pesquisadores descobriram que de manhã cedo e no final da tarde o canto das aves pode ser ouvido até 20 vezes mais longe do que no meio do dia.
    Apesar de geralmente serem os machos que cantam, tanto machos quanto fêmeas emitem uma variedade de chamados, ou gritos, que têm significados diferentes. Por exemplo, os tentilhões têm um repertório de nove chamados. Eles emitem um tipo de chamado para avisar de uma ameaça vinda do ar — como, por exemplo, uma ave de rapina que está rondando —, mas emitem outro para avisar de uma ameaça que vem por terra.

    Um dom superior

    Com certeza, a sabedoria instintiva das aves é impressionante. Mas no que se refere à capacidade de comunicação, os humanos são muito mais impressionantes. Deus os fez “mais sábios do que mesmo as criaturas voadoras dos céus”, diz Jó 35:11. O que é sem igual nos humanos é a sua capacidade de transmitir idéias e pensamentos abstratos e complexos por meio de sons produzidos pelas cordas vocais ou por gestos.
    Diferentemente de outras criaturas, parece que os bebês foram programados com a capacidade de aprender idiomas complexos. A revista American Scientist (on-line) diz: “As crianças pequenas conseguem aprender um idioma mesmo quando seus pais não conversam diretamente com elas; crianças surdas até mesmo inventam sua própria língua de sinais se não são expostas a sinais em casa.”
    A capacidade de comunicar nossos pensamentos e emoções por meio da fala ou de sinais é realmente um dom maravilhoso de Deus. Mas um dom ainda maior que os humanos receberam é a capacidade de se comunicar com Deus por meio da oração. De fato, Jeová Deus nos convida a falar com ele. A Palavra de Deus, a Bíblia, diz: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” — Filipenses 4:6.
    Quando temos de tomar decisões difíceis, Jeová quer que recorramos à sua abundante sabedoria registrada na Bíblia. Ele também nos ajudará a saber como aplicar os conselhos que encontramos ali. O escritor bíblico Tiago diz: “Se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada.” — Tiago 1:5.

    Como você se sente?

    Como se sente quando ouve o belo canto de um pássaro ou uma criança aprendendo a pronunciar as primeiras palavras? Percebe a sabedoria de Deus nas coisas que ele fez?
    Depois de meditar em como havia sido feito, o salmista Davi se sentiu movido a dizer a Deus: “Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante. Teus trabalhos são maravilhosos, de que minha alma está bem apercebida.” (Salmo 139:14) Ao examinar com apreço a sabedoria de Deus evidente na criação, sua fé na capacidade dele de lhe fornecer orientação confiável com certeza aumentará.

    O poder de Deus revelado nas estrelas

    “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” — ISAÍAS 40:26.
    O SOL é apenas uma estrela de tamanho médio. Ainda assim, sua massa é 330 mil vezes maior que a da Terra. A maioria das estrelas próximas da Terra é menor que o Sol. No entanto, outras estrelas, como a de nome V382 Cygni, têm massa pelo menos 27 vezes maior que a do Sol.
    Quanta energia é irradiada pelo Sol? Imagine quanto uma fogueira teria de ser quente caso você estivesse a uns 10 quilômetros de distância e ainda pudesse sentir o seu calor. Em média, o Sol está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. No entanto, num dia ensolarado, o calor pode queimar a pele! É impressionante que apenas cerca de um bilionésimo da energia do Sol atinge a Terra. Ainda assim, essa fração do poder do Sol é o suficiente para sustentar a vida no planeta.
    De fato, os cientistas calculam que o total de energia que vem apenas do Sol é o bastante para sustentar uns 31 trilhões de planetas como a Terra. Ou calculando de outra forma essa enorme quantidade: se fosse possível captar toda a energia que o Sol produz apenas num segundo, os Estados Unidos teriam “energia suficiente para os próximos nove milhões de anos, segundo sua taxa de consumo atual”, diz o site Space Weather Prediction Center (SWPC).
    A energia do Sol emana de seu núcleo — um reator nuclear que provoca o choque de átomos e libera energia. O Sol é tão grande e seu núcleo tão denso que leva milhões de anos para que a energia produzida no núcleo alcance a superfície. “Caso o Sol parasse de produzir energia hoje”, diz o site SWPC, “levaria 50 milhões de anos para que mudanças significativas fossem sentidas na Terra”.
    Agora pense nisto: ao olhar para cima numa noite clara, você vê milhares de estrelas, cada uma liberando enormes quantidades de energia, assim como o Sol. E os cientistas calculam que existam muitos bilhões de estrelas no Universo!
    De onde vieram todas essas estrelas? Hoje, a maioria dos pesquisadores acredita que, por razões que eles ainda não entendem, o Universo surgiu de repente, uns 14 bilhões de anos atrás. A Bíblia simplesmente declara: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Sem dúvida, Aquele que criou as enormes máquinas de energia que chamamos de estrelas pode ser descrito como “vigoroso em poder”. — Isaías 40:26.

    Como Deus usa seu poder

    Jeová Deus usa seu poder para sustentar os que fazem a sua vontade. Por exemplo, o apóstolo Paulo se esforçou bastante para ensinar outros sobre Deus. Ele não era um super-homem, mas conseguiu obter bons resultados, apesar de forte oposição. Como? Por reconhecer que tinha recebido de Deus “poder além do normal”. — 2 Coríntios 4:7-9.
    Jeová Deus também usa seu poder para destruir os que descaradamente violam suas normas de moral. Jesus Cristo citou a destruição de Sodoma e Gomorra e o Dilúvio dos dias de Noé como exemplos do uso seletivo que Jeová faz de seu poder de destruição. Ele profetizou que logo Jeová usará novamente seu poder para destruir os que não seguem as Suas normas. — Mateus 24:3, 37-39; Lucas 17:26-30.

    Como você se sente?

    Depois de meditar no poder de Deus evidente nas estrelas, talvez você se sinta como o Rei Davi, que disse: “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele, e o filho do homem terreno para que tomes conta dele?” — Salmo 8:3, 4.
    De fato, perceber como somos insignificantes quando comparados ao imenso Universo nos faz refletir na nossa condição humilde. Apesar disso, não precisamos nos sentir oprimidos pelo poder de Deus. Jeová inspirou o profeta Isaías a escrever as seguintes palavras animadoras: “Ele [Deus] dá poder ao cansado; e faz abundar a plena força para aquele que está sem energia dinâmica. Rapazes tanto se cansarão como se fatigarão e os próprios jovens sem falta tropeçarão, mas os que esperam em Jeová recuperarão poder. Ascenderão com asas quais águias. Correrão e não se fatigarão; andarão e não se cansarão.” — Isaías 40:29-31.
    Se deseja fazer a vontade de Deus, pode ter certeza de que ele lhe ajudará por meio do seu espírito santo. Mas você precisa pedir esse espírito. (Lucas 11:13) Com o apoio de Deus, você pode suportar qualquer provação e ter força para fazer o que é certo. — Filipenses 4:13.

    O amor de Deus expresso no amor de uma mãe

    “Pode a mulher esquecer-se de seu nenê, de modo a não se apiedar do filho de seu ventre? Mesmo estas mulheres podem esquecer-se, mas eu é que não me esquecerei de ti.” — ISAÍAS 49:15.
    UM BEBÊ recém-nascido se aconchega nos braços da mãe enquanto ela o amamenta. É uma cena de amor e carinho. “A primeira vez que segurei meu bebê nos braços”, diz uma mãe chamada Pam, “me senti dominada por um senso de responsabilidade e de amor por essa nova vida”.
    Parece óbvio, mas as pesquisas confirmam que o amor da mãe influencia muito o desenvolvimento do seu bebê. Um documento publicado pelo Programa da Organização Mundial da Saúde sobre Saúde Mental diz: “Estudos mostram que bebês que são abandonados pelas mães e separados delas se tornam infelizes e deprimidos, às vezes a ponto de entrar em pânico.” O mesmo documento cita um estudo indicando que é provável que crianças que recebem amor e atenção desde a infância tenham um QI consideravelmente superior ao das crianças que são negligenciadas.
    Com respeito à importância do amor materno, Alan Schore, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da UCLA, nos Estados Unidos, diz: “O primeiro relacionamento da criança, aquele que ela tem com a mãe, age como um molde, visto que modela permanentemente a capacidade do indivíduo de assumir qualquer relacionamento emocional futuro.”
    Infelizmente, a depressão, a doença ou outras pressões podem fazer uma mãe negligenciar seu filho ou até “esquecer-se de seu nenê”. (Isaías 49:15) Mas isso é a exceção, não a regra. De fato, parece que as mães são programadas para amar seus filhos. Os pesquisadores descobriram que, durante o parto, as mães têm níveis elevados de um hormônio chamado oxitocina, que estimula as contrações e mais tarde contribui para a produção do leite materno. Acredita-se também que esse mesmo hormônio, que tanto homens como mulheres produzem, desempenha uma função no forte desejo da mãe de agir de maneira altruísta e amorosa.

    Qual é a origem do amor?

    Os que promovem a crença na evolução ensinam que o amor altruísta, como o que existe entre mãe e filho, surgiu por acaso e foi preservado pela seleção natural porque beneficiava a espécie humana. Por exemplo, a revista Mothering Magazine (on-line) afirma: “A primeira parte de nosso cérebro que evoluiu a partir da herança deixada pelos répteis é o sistema límbico, a sede das emoções. É essa parte do cérebro que torna possível que as mães tenham um relacionamento achegado com seus bebês.”
    É verdade que as pesquisas mostram que o sistema límbico contribui para nossas emoções. Mas acha razoável crer que o amor de uma mãe por seu filho seja produto do desenvolvimento acidental de um cérebro de réptil?
    Considere a alternativa. A Bíblia diz que os humanos foram criados à imagem de Deus, isto é, com a capacidade de refletir Suas qualidades. (Gênesis 1:27) A principal qualidade de Deus é o amor. “Quem não amar, não chegou a conhecer a Deus”, escreveu o apóstolo João. Por quê? “Porque Deus é amor.” (1 João 4:8) Note que esse versículo bíblico não diz que Deus tem amor. Em vez disso, diz que Deus é amor. Ele é a Fonte do amor.
    A Bíblia descreve o amor da seguinte maneira: “O amor é longânime e benigno. O amor não é ciumento, não se gaba, não se enfuna, não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não fica encolerizado. Não leva em conta o dano. Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca falha.” (1 Coríntios 13:4-8) Acha razoável acreditar que essa mais nobre das qualidades surgiu simplesmente por acaso?

    Como você se sente?

    Ao ler a descrição do amor no parágrafo anterior, sentiu vontade de ter alguém que mostre esse tipo de amor por você? É natural que sinta esse desejo. Por quê? Porque “somos progênie de Deus”. (Atos 17:29) Fomos projetados para receber e expressar esse amor. E podemos ter certeza de que Deus tem profundo amor por nós. (João 3:16; 1 Pedro 5:6, 7) O texto citado no início deste artigo diz que o amor de Deus por nós é ainda mais forte, mais duradouro, do que o amor de uma mãe por seu filho.
    Mas talvez você se pergunte: ‘Se Deus é sábio, poderoso e amoroso, por que ele não acaba com o sofrimento? Por que permite que crianças morram, que a opressão continue e que a Terra seja prejudicada pela má administração e pela ganância?’ Essas são boas perguntas que merecem respostas lógicas.
    Apesar do que talvez digam os agnósticos, é possível achar respostas satisfatórias. Milhões de pessoas em centenas de países encontraram essas respostas estudando a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Os editores desta revista convidam você a fazer o mesmo. À medida que conhecer melhor a Deus por estudar a Sua Palavra e a Sua criação, notará que ele não está distante nem é incompreensível. Pelo contrário, é bem provável que fique convencido de que Deus ‘não está longe de cada um de nós’. — Atos 17:27.

    Fonte: (A Sentinela 01/05/2008)