Doe

    Prefeitura de Lages, SC


     

    Acredita que a Terra será um paraíso?

    Poucos acreditam que um dia a Terra será um paraíso. Muitos acham que ela nem continuará a existir. Segundo o livro The Sacred Earth (A Terra Sagrada), de Brian Leigh Molyneaux, este globo veio a existir por causa de ‘uma grande explosão cósmica’ há milhões de anos. E se o próprio homem não destruir a Terra, muitos acreditam que ela e o inteiro Universo, por fim, poderão “implodir, tornando-se uma bola em chamas”.
    John Milton, poeta inglês do século 17, não tinha tal ideia pessimista. No seu poema épico Paraíso Perdido, ele escreveu que Deus criou a Terra para ser um lar paradísico para a família humana. Aquele Paraíso original foi perdido. No entanto, Milton acreditava que seria restabelecido — que um redentor, na pessoa de Jesus Cristo, certo dia ‘premiaria a multidão dos justos, recebendo-os na dita sempiterna . . . no Céu ou na Terra’. Milton declarou confiantemente: “A Terra tem de ser um Paraíso.”

    Um paraíso — no céu ou na Terra?

    Muitas pessoas religiosas compartilham o conceito de Milton, de que elas, por fim, receberão algum tipo de recompensa pelos horrores e pelos sofrimentos intensos que tiveram de suportar aqui na Terra. Mas onde desfrutarão essa recompensa? Será “no Céu ou na Terra”? Alguns acham muito difícil que isso possa ser na Terra. Dizem que as pessoas terão a felicidade eterna apenas depois de saírem da Terra e viverem num domínio espiritual no céu.
    No livro Heaven—A History (Céu — Uma História), os autores C. McDannell e B. Lang dizem que Irineu, teólogo do segundo século, acreditava que a vida num paraíso restabelecido “não ocorreria num distante domínio celestial, mas sim na Terra”. Segundo esse livro, embora líderes religiosos, tais como João Calvino e Martinho Lutero, esperassem ir para o céu, eles também criam que “Deus renovaria a Terra”. Membros de outras religiões também tinham crenças similares. McDannell e Lang dizem também que alguns judeus criam que, no tempo devido de Deus, todas as dificuldades humanas “seriam eliminadas e que se teria uma vida significativa na Terra”. De acordo com uma antiga crença persa, “a primitiva condição da Terra seria restabelecida e pessoas viveriam novamente em paz”, diz The Encyclopaedia of Middle Eastern Mythology and Religion (Enciclopédia da Mitologia e Religião do Oriente Médio).
    O que aconteceu com a esperança de uma Terra paradísica? Destina-se a nossa existência terrestre a ser apenas uma fase passageira? É apenas “um episódio breve, muitas vezes infeliz”, na jornada para um domínio espiritual, conforme o conceito do filósofo judeu Filo, do primeiro século? Ou Deus tinha alguma outra coisa em mente quando criou a Terra e pôs nela humanos numa condição paradísica? Será que a humanidade pode encontrar genuína satisfação e felicidade espiritual aqui mesmo na Terra? Por que não examina o que a Bíblia diz sobre isso? Você poderá chegar à conclusão, como milhões de pessoas já chegaram, de que é realmente razoável ter a esperança dum paraíso terrestre restabelecido.

    Pode acreditar que a Terra será um paraíso

    No decorrer da História, milhões de pessoas acreditaram que finalmente deixariam a Terra e iriam para o céu. Algumas acharam que nosso Criador nunca teve a intenção de que a Terra fosse nossa moradia permanente. Os ascetas foram ainda mais longe. Para muitos deles, a Terra e todas as coisas materiais são más — uma barreira para a verdadeira satisfação espiritual e uma aproximação com Deus.
    Os que criaram tais idéias desconheciam o que Deus disse sobre o assunto de uma Terra paradísica ou decidiram ignorar isso. Na realidade, muitos hoje não têm nenhum interesse em examinar o que homens inspirados por Deus registraram sobre esse assunto na sua Palavra, a Bíblia. (2 Timóteo 3:16, 17) Mas não seria sábio confiar na Palavra de Deus, em vez de adotar teorias de homens? (Romanos 3:4) De fato, é vital que façamos isso, visto que a Bíblia nos adverte que uma poderosa criatura má, porém invisível, tem cegado espiritualmente as pessoas e está agora “desencaminhando toda a terra habitada”. — Revelação (Apocalipse) 12:9; 2 Coríntios 4:4.

    Qual é o motivo dessa confusão?

    Idéias conflitantes sobre a alma têm confundido as pessoas quanto ao propósito de Deus para com a Terra. Muitas delas crêem que temos uma alma imortal — algo separado do corpo humano e que sobrevive à morte. Outras acreditam que a alma existia antes de se criar o corpo humano. De acordo com uma obra de referência, o filósofo grego Platão achava que a alma “está encarnada no corpo em punição pelos pecados que cometeu quando estava no céu”. De modo similar, o teólogo Orígenes, do terceiro século, disse que “almas pecaram [no céu] antes de serem unidas com um corpo” e foram “encarceradas [naquele corpo na Terra] em punição pelos seus pecados”. Milhões de pessoas acreditam que a Terra simplesmente é uma espécie de lugar de provações na trajetória do homem para o céu.
    Há também diversas idéias sobre o que acontece à alma quando a pessoa morre. Segundo o livro História da Filosofia Ocidental, os egípcios criaram o conceito de que ‘as almas dos mortos passavam para o submundo’. Posteriormente, filósofos argumentaram que as almas dos mortos não iam para um submundo escuro, mas realmente ascendiam para um domínio espiritual mais elevado. Diz-se que Sócrates, filósofo grego, cria que a alma, na morte, “parte para [uma] região invisível . . . e passa o restante da sua existência com os deuses”.

    O que diz a Bíblia?

    Em parte alguma a Bíblia, a Palavra inspirada de Deus, diz que os humanos têm uma alma imortal. Leia o relato de Gênesis 2:7. O texto diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Isso é bem claro e nada ambíguo. Quando Deus criou o primeiro homem, Adão, não colocou nele alguma espécie de componente imaterial. De modo algum, pois a Bíblia diz que “o homem veio a ser uma alma vivente”. O homem não tinha uma alma. Ele era uma alma.
    Quando Jeová criou a Terra e a família humana, nunca teve a intenção de que o homem morresse. O propósito de Deus era que os humanos vivessem para sempre na Terra em condições paradísicas. Adão só morreu porque desobedeceu à lei de Deus. (Gênesis 2:8, 15-17; 3:1-6; Isaías 45:18) Será que depois disso ele foi para o domínio espiritual? Não! Ele — a alma Adão — voltou para o pó inanimado do qual fora criado. — Gênesis 3:17-19.
    Todos nós herdamos o pecado e a morte de nosso antepassado Adão. (Romanos 5:12) Essa morte herdada é o fim da existência, assim como se deu com Adão. (Salmo 146:3, 4) Na realidade, em todos os seus 66 livros, a Bíblia nunca relaciona os termos “imortal” ou “eterno” com a palavra “alma”. Pelo contrário, as Escrituras dizem claramente que a alma — a pessoa — é mortal. A alma morre. — Eclesiastes 9:5, 10; Ezequiel 18:4.

    As coisas materiais são inerentemente más?

    Que dizer da ideia de que as coisas materiais, inclusive a Terra, sejam más? Esse era o conceito dos adeptos do maniqueísmo, movimento religioso fundado na Pérsia no terceiro século EC por uma pessoa chamada Mani (ou Manes). The New Encyclopædia Britannica diz: “O maniqueísmo surgiu devido à angústia inerente na condição humana.” Mani acreditava que o ser humano era “uma aberração, insuportável e totalmente mau”. Ele sustentava também a ideia de que a única maneira de sair dessa “angústia” era a alma livrar-se do corpo, deixar a Terra e alcançar a existência espiritual num mundo espiritual.
    Em contraste com isso, a Bíblia nos diz que, no conceito de Deus, “tudo o que [ele] tinha feito” ao criar a Terra e a humanidade era “muito bom”. (Gênesis 1:31) Naquela época, não havia nenhuma barreira entre os humanos e Deus. Adão e Eva tinham uma comunicação achegada com Jeová, assim como o homem perfeito, Jesus Cristo, tinha um relacionamento achegado com seu Pai celestial. — Mateus 3:17.
    Se os nossos primeiros pais, Adão e Eva, não tivessem seguido um proceder pecaminoso, teriam desfrutado eternamente, em um paraíso terrestre, dum relacionamento achegado com Jeová Deus. Sua vida começou no Paraíso, pois as Escrituras nos dizem: “Jeová Deus plantou um jardim no Éden, do lado do oriente, e ali pôs o homem que havia formado.” (Gênesis 2:8) Foi nesse jardim paradísico que Eva foi criada. Se Adão e Eva não tivessem pecado, eles e sua descendência perfeita poderiam ter trabalhado juntos em felicidade até a Terra inteira tornar-se um paraíso. (Gênesis 2:21; 3:23, 24) O Paraíso terrestre teria sido o lar eterno da humanidade.

    Por que alguns vão para o céu?

    Talvez diga: ‘Mas a Bíblia fala sobre pessoas que irão para o céu, não é verdade?’ É sim. Depois de Adão ter pecado, Jeová se propôs estabelecer um Reino celestial no qual alguns dos descendentes de Adão iriam “reinar sobre a terra”, junto com Jesus Cristo. (Revelação [Apocalipse] 5:10; Romanos 8:17) Seriam ressuscitados para uma vida imortal no céu. O número total deles é 144.000, e os primeiros dentre eles foram os discípulos fiéis de Jesus no primeiro século. — Lucas 12:32; 1 Coríntios 15:42-44; Revelação 14:1-5.
    No entanto, não era do propósito original de Deus que humanos íntegros deixassem a Terra e fossem para o céu. Na realidade, quando Jesus esteve na Terra, ele declarou: “Nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.” (João 3:13) Por meio do “Filho do homem”, Jesus Cristo, Deus proveu um resgate que possibilita que os que exercem fé no sacrifício de Jesus tenham vida eterna. (Romanos 5:8) Mas onde viverão eternamente esses milhões de humanos?

    O propósito original de Deus se cumprirá

    Embora Deus tenha proposto levar alguns da família humana para servir como governantes associados com Jesus Cristo no Reino celestial, isso não significa que todos os bons vão para o céu. Jeová criou a Terra para ser o lar paradísico da família humana. Muito em breve, Deus cumprirá esse propósito original. — Mateus 6:9, 10.
    Sob o governo de Jesus Cristo e dos que regerão com ele, prevalecerão a paz e a felicidade em toda a Terra. (Salmo 37:9-11) Os que estiverem na memória de Deus serão ressuscitados e usufruirão saúde perfeita. (Atos 24:15) Por ser fiel a Deus, a humanidade obediente receberá o que os nossos pais originais perderam — uma vida eterna em perfeição humana numa Terra paradísica. — Revelação 21:3, 4.
    Jeová Deus nunca deixa de cumprir o que se propõe fazer. Ele declarou por meio do seu profeta Isaías: “Assim como desce dos céus a chuvada e a neve, e não volta àquele lugar, a menos que realmente sature a terra e a faça produzir e brotar, e se dê de fato semente ao semeador e pão ao comedor, assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei e terá êxito certo naquilo para que a enviei.” — Isaías 55:10, 11.
    No livro bíblico de Isaías temos um vislumbre de como será a vida na Terra paradísica. Nenhum habitante do Paraíso dirá: “Estou doente.” (Isaías 33:24) Animais não representarão perigo para o homem. (Isaías 11:6-9) Os humanos construirão belos lares e os habitarão, plantarão alimentos e os comerão com satisfação. (Isaías 65:21-25) Além disso, Deus “realmente tragará a morte para sempre, e o Soberano Senhor Jeová certamente enxugará as lágrimas de todas as faces”. — Isaías 25:8.
    Dentro em breve, os humanos obedientes viverão em tais condições benditas. Serão ‘libertados da escravização à corrupção e terão a liberdade gloriosa dos filhos de Deus’. (Romanos 8:21) Como será maravilhoso viver para sempre no prometido Paraíso terrestre! (Lucas 23:43) Você poderá estar nele se agir em harmonia com o conhecimento exato das Escrituras e tiver fé em Jeová Deus e em Jesus Cristo. E pode ter certeza de que faz sentido acreditar numa Terra paradísica.

    Fonte: (A Sentinela 15/11/2003)